Smarttrucks

Sensor de fadiga salva vidas

Veja estas duas manchetes recentes : 

 – “ motorista de caminhão dorme ao volante, invade a contramão e colide contra uma carreta e um carro, no RS”

– “ônibus bate em caminhão parado, após motorista dormir ao volante, no MT” 

Não faltam notícias como estas, diariamente na tv ou internet. Basta uma rápida busca no Google, escrevendo “motorista fadiga, cansaço ou sono “para encontrarmos uma infinidade de relatos sobre sinistros envolvendo veículos de transporte com a mesma história, quando o assunto é dirigir com segurança. 

Você sabia que fadiga, cansaço e sono, são sintomas que podem se cruzar? A sonolência, por exemplo, é resultado do descanso não adequado ou falta dele durante a noite e pode causar fadiga ao longo do dia. São práticas tão perigosas quanto estar ao volante  alcoolizado ou sob o efeito de substâncias estimulantes, dizem os especialistas. 

Em ambos os casos mencionados no início do texto (veja matérias completas nos links ) não houve mortes mas estes acidentes poderiam ser evitados com a ajuda da tecnologia. Neste artigo, nós vamos apresentar a você, que trabalha com gestão de frotas, o iFleet Smart G2, comercializado pela SMARTTRUCKS SOLUÇÕES VEICULARES, sistema que  detecta alguns comportamentos do condutor, entre eles, a fadiga. Mas antes, confira um alerta sobre prevenção e veja algumas informações sobre direção segura. 

FADIGA PODE MATAR

Existem vários estudos que demonstram que o cansaço é um fator de grande letalidade nas rodovias. Estimativas apontam que 20% dos acidentes ocorrem com motoristas cansados e sonolentos, e estes respondem por 30% das mortes.

Quem se esforça para dirigir mesmo demonstrando fadiga ou sono, fica mais suscetível a ter micro “cochilos”, que podem durar de 3 a 14 segundos.

Um levantamento, realizado pela Polícia Federal, entre dezembro de  2014 e julho de 2020 registrou 22.683 acidentes nas estradas brasileiras, envolvendo motoristas de caminhão que efetivamente dormiram ao volante. Houve 2.092 mortes  e 22.645 feridos. 

A Abramet – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, alerta sobre a importância da prevenção de risco dentro de um programa de monitoramento de frota.

Segundo a entidade, um serviço de geolocalização é mais do que aconselhável porque permite saber se os condutores estão dirigindo de forma segura evitando acidentes e mortes. 

VEJA COMO FUNCIONA A NOVA SOLUÇÃO iFLEET SMART G2

A tecnologia aplicada no dispositivo utiliza Inteligência artificial para detectar possíveis comportamentos de quem está ao volante e do veículo como um todo.

Nessa nova geração, própria para DVRs veiculares, além do cansaço, é possível detectar eventuais distrações do motorista, uso de celular e cigarro. O dispositivo é instalado  no painel do veículo, numa altura que não atrapalha a visão de quem dirige, e possui uma avançada tecnologia capaz de registrar automaticamente os eventos. Além disso, o sistema é composto por uma câmera de detecção de colisão. 

As imagens registradas são visualizadas no monitor de informação, que emite um alerta tanto visual como sonoro, e mostra para o condutor o risco que ele está correndo. 

O monitoramento com vídeo,  possibilita a gravação via satélite, permitindo informações e imagens em tempo real,  garantindo proteção do motorista e do bem transportado. Um sistema inteligente e indispensável no gerenciamento de frota com a emissão de relatórios práticos e visuais, que economizam horas da sua equipe, para investir em estratégias e tomadas de decisão.

A SMARTTRUCKS SOLUÇÕES VEICULARES está à sua disposição para esclarecer todas as  dúvidas e ajudar você a escolher o sistema adequado para a segurança do seu motorista e uma logística  eficiente da sua frota.   

Comercializamos o que há de mais moderno em monitoramento de veículos leves e pesados, da gigante nacional  IIntelbras, especializada em  equipamentos de segurança eletrônica, há quase 50 anos !

Gostou do artigo ? Nós queremos interagir com você,  envie críticas,  sugestões e perguntas para faleconosco@smarttrucks.com.br

Fontes :

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/03/25/onibus-bate-em-caminhao-parado-apos-motorista-dormir-no-volante-em-varzea-grande-mt.ghtml

abramet.com.br | estradas.com.br | intelbras.com/pt-br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eu Aceito a Política de Privacidade

Enviar mensagem
Fale Agora Conosco
Olá tudo bem? Clique no botão para falar com um de nossos atendentes.