Smarttrucks

Telemetria

Telemetria: o que é e para que serve?

Na gestão de frotas corporativas ter acesso a tudo que está acontecendo com os  veículos em tempo real, na palma da  mão ou no computador, já é uma realidade. Informações sobre localização, velocidade, temperatura do motor, consumo de combustível, diagnósticos de falha, qualidade da direção do motorista e muito mais, são capturadas e fornecidas com a ajuda da telemetria. Os dados coletados pelo sistema, e enviados para uma central de processamento e armazenamento,  podem ser acessados para análise e tomada de decisões, possibilitando assim um gerenciamento veicular eficiente.

 

Telemetria e rastreamento são a mesma coisa? 

Apesar de terem funcionamento semelhante, ambas as ferramentas tem como diferença principal, o nível de detalhamento das informações geradas.

O rastreamento é o serviço mais básico que utiliza a rede de GPS para definir a localização imediata do veículo assim como seu posicionamento geográfico, e a rede de dados, para enviar via celular, as informações. Essa solução apesar de adotada por algumas empresas, não é a ideal porque oferece pouquíssimos dados, diante das necessidades na logística de uma  operação organizacional. 

Já o uso da telemetria veicular está sendo considerado uma evolução na gestão de frotas. Por ser um conjunto de soluções tecnológicas de última geração, comporta muito mais dados, que são produzidos e emitidos de forma rápida, o que permite controle total dos veículos e torna mais eficiente a rotina de trabalho. Dentro do sistema, o gestor pode navegar pelas informações e gerar diversos tipos de relatórios, realizando as alterações necessárias de acordo com a necessidade. 

No caso da análise dos quilômetros percorridos por um veículo de transporte de cargas, por exemplo, é possível desenvolver estratégias voltadas para economia e produtividade, modificando rotas e ainda prevendo gastos futuros com o combustível. 

Outro ponto importante que um sistema  de telemetria oferece é a capacidade de avaliar a conduta do motorista, que dependendo de como dirige, pode gastar mais gasolina ou diesel e ainda, o comportamento inadequado e perigoso, capaz de causar acidentes.

Para empresas que utilizam veículos tanto na cidade quanto nas rodovias é fundamental contar com sistemas de telemetria inovadores  customizados que atendam às mais diversas necessidades. 

A SMARTTRUKCS SOLUÇÕES VEICULARES é especialista em tecnologia embarcada para frotas. 

Ao navegar pelo nosso site você vai descobrir as diversas opções para proteção e monitoramento dos veículos de transporte de bens e produtos. 

Comercializamos os melhores e mais modernos sistemas para veículos leves e pesados, da gigante nacional Intelbras, especializada em equipamentos de segurança eletrônica, há quase 50 anos!

Gostou do artigo ? Nós queremos interagir com você,  envie críticas,  sugestões e perguntas para faleconosco@smarttrucks.com.br

#telemetria #gerenciamentofrota #transporte #frota #veiculosrastreados  #tecnologiaembarcada #combustivel #monitoramento #tecnologia #carga #caminhao Referências : fretecomlucro.com.br/telemetria-para-caminhoes/ |  frotacia.com.br/ | frotas.unidas.com.br/ | revistacaminhoneiro.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Eu Aceito a Política de Privacidade

Enviar mensagem
Fale Agora Conosco
Olá tudo bem? Clique no botão para falar com um de nossos atendentes.