Smarttrucks

Como a Inteligência Artificial pode ajudar

Ainda que não seja totalmente percebida, a Inteligência Artificial atualmente conhecida como I.A, foi criada com o objetivo de desenvolver mecanismos tecnológicos inteligentes, simulando o comportamento e raciocínio humano. 

Com ela, é possível avaliar, de forma analítica e imparcial e muito rapidamente um altíssimo volume de dados, otimizar operações, elevar a produtividade e contribuir efetivamente com os resultados de uma empresa.

Hoje a presença da I.A, pode ser notada de várias formas em nossa rotina, em nossa área logística inclusive. 

Vamos procurar entender mais sobre o que é e quais são suas aplicações e benefícios no sistema de frotas.

Então vamos iniciar, o que é a inteligência artificial?

A I.A. não é um robô, ela a tecnologia que simula o raciocínio e inteligência humana por meio de sistemas complexos de algoritmos, que são criados dentro de diversas linguagens de programação, que por sua vez seguem padrões pré-definidos em seu código fonte, para chegar a um resultado que “nós humanos chegaríamos”,e sim, está entre aspas, pois tudo aqui é muito delicado e complexo para se resumir em poucas palavras, pois a tomada de decisão em pouquíssimo tempo versus uma grande quantidade de dados é o que torna tudo na I.A. no mínimo divertido. 

Vamos avançar!

De forma autônoma, essa ferramenta pode funcionar com comandos específicos para serem aplicadas em tomadas de decisões, com base em padrões de um vasto banco de dados. 

De modo geral, ela foi concebida para que as máquinas pudessem pensar semelhantemente ao comportamento humano, pensando, identificando, analisando e aprendendo sobre situações adversas.

Funciona através de uma fórmula composta por três fatores: Big Data + Computação em Nuvem + Bons modelos de dados.

Pouco a pouco a ferramenta passa a absorver, analisar e organizar todos os dados disponíveis eu seu banco, compreendendo as informações ali presentes. 

O assunto ficou mais denso e complexo, certo? 

Agora a pergunta, e em frotas como pode ser aplicada?

Aqui na Smarttrucks comercializamos equipamentos com tecnologia avançada que usam a I.A. para identificar, por exemplo, fadiga e distração do motorista, entre outras diversidades que podemos te apresentar. 

Na tecnologia que é criada pela Intelbras, o sistema é composto por uma câmera instalada no painel do caminhão, capaz de detectar padrões de comportamento, tais como sono, uso de celular, alguma questão de saúde (na parte visual) entre outras formas. 

Além desse mecanismo, outros recursos tecnológicos são aplicados nas frotas, trazendo benefícios e proporcionando muitas melhorias nos processos. Mas, para que este tipo de controle seja eficiente e ofereça resultados, o veículo precisa ser monitorado. 

Associada a gestão de frotas, a Inteligência Artificial coleta dados com precisão, melhora o desempenho e oferece resultados em tempo real para uma tomada de decisão humana.

Esta tecnologia, uma vez instalada em veículos, permite o gerenciamento de demandas e como resultado agiliza processos. 

Com a implementação da Inteligência Artificial no transporte, é possível também calcular rotas para fazer as entregas mais rapidamente.

Percebeu como a I.A. veio para transformar de forma positiva o que acontece no dia a dia de uma empresa? 

Uma série de benefícios vem com ela, para tornar atividades diárias mais simples e assertivas.

Use a tecnologia a seu favor e para isso conte com a Smarttrucks, e tenha os melhores produtos para sua frota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Enviar mensagem
Fale Agora Conosco
Olá tudo bem? Clique no botão para falar com um de nossos atendentes.