Smarttrucks

Função da câmera?

Câmera veicular profissional, qual é a sua função?

Devido ao grande volume de acidentes nas estradas, surgiu a necessidade da criação de medidas preventivas. Nesse cenário foi criada a câmera veicular profissional, que também pode ser chamada de câmera embarcada, que permite o monitoramento do veículo em tempo real.

Por meio das câmeras embarcadas é possível coletar materiais para análises de roubos de carga, verificar se o veículo está seguindo pela rota determinada, perceber as condições da estrada, como é o comportamento do motorista enquanto está dirigindo a trabalho, analisar o estado da carga transportada, ou até mesmo monitorar a segurança dos passageiros de um ônibus.

As câmeras podem ser instaladas nas áreas internas e externas do veículo, podendo ser apontadas para a rodovia, para a carroceria do caminhão, para as poltronas do ônibus, dentro da carroceria para monitorar a carga, ou dentro da cabine direcionada para o motorista.

As câmeras possuem grande qualidade e resistência, visão noturna, e proporcionam áudios e imagens em alta resolução. Suas funções podem ser previamente programadas, e abrangem, por exemplo a identificação dos seguintes eventos:

  • Uso de cinto de segurança;
  • Uso de cigarro;
  • Uso de celular;
  • Fadiga;
  • Distração.

A câmera embarcada precisa de um DVR (gravador de vídeo) para funcionar. Ele vai reunir e armazenar as imagens captadas, para que sejam transmitidas à base de dados por meio da rede de internet 4G.

O DVR também permite que as informações sejam acompanhadas e registradas à longa distância e em tempo real. Essa função é essencial para que as providências necessárias sejam tomadas, caso haja algum tipo de sinistro como roubo ou acidente.

Com o sistema completo (câmeras + DVRs + inteligência artificial + software) é possível realizar o controle da jornada do motorista, acompanhar a localização em tempo real através do GPS, analisar e coletar dados de velocidade do veículo e sensores que podem identificar possíveis problemas a serem analisados, funções todas voltadas para a segurança e maior controle da frota.

As câmeras profissionais são essenciais para captar e armazenar dados, que podem ser utilizados de diversas formas na gestão de frotas:

  • Identificar um roubo de carga iminente ou ativo para tomar as providências necessárias;
  • Analisar as imagens dos roubos de carga, para identificar suspeitos;
  • Identificar a ocorrência de um acidente e providenciar socorro imediato aos envolvidos;
  • Acompanhar a rota do veículo;
  • Analisar as condições da estrada;
  • Acompanhar o estado da carga transportada;
  • Monitorar a segurança dos passageiros de um ônibus;
  • Analisar o comportamento do motorista enquanto está dirigindo a trabalho: verificar o uso do cinto de segurança, uso de celular e cigarro, analisar se há cansaço e distração do motorista.

Todos esses dados podem ser utilizados para fins jurídicos, levados às seguradoras, ou também para a melhoria contínua dos processos da empresa, visando aumentar a segurança dos motoristas e reduzir custos de operações.

Além de câmeras veiculares profissionais, gravadores e softwares de gestão e captação de áudio e vídeo, a solução de monitoramento embarcado também oferece inteligência artificial embarcada com análise de eventos e gestão de ocorrências.

As rotas traçadas pelos motoristas oferecem diversos perigos além do risco de roubos: asfaltos precários e cheios de buracos, falta de iluminação e má sinalização. Esses elementos podem causar acidentes, danificar veículos, atrasar entregas e por a saúde do motorista em risco. Por essas razões, o uso de tecnologias para monitoramento dos veículos vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas em sua gestão de frotas.

Para conhecer nossas soluções para monitoramento de frotas, e aliar todos esses benefícios à sua gestão de frotas, clique aqui, e caso queira obter mais informações sobre o monitoramento embarcado, acesse o nosso site e solicite uma proposta para sua empresa. 

#monitoramentoembarcado #sensordefadiga #gestaodefrota #frotasegura #frotasegura #segurançanasestradas #cargasseguras

Referências: Intelbras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Enviar mensagem
Fale Agora Conosco
Olá tudo bem? Clique no botão para falar com um de nossos atendentes.